Rabinato

 

Michel Schlesinger é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Realizou seus estudos rabínicos e seu mestrado em Jerusalém, no Instituto Schechter. Nos Estados Unidos, trabalhou em um acampamento judaico, o Camp Ramah de New England, e se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Intitute na cidade de Nova Iorque. Desde 2005 é rabino da CIP. Em 2012, por ocasião de seu ano sabático, passou três meses em Nova Iorque, onde visitou instituições judaicas e estudou Talmude no Jewish Theological Seminary. O rabino Schlesinger é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da CNBB. Em 2013 esteve em Doha, no Qatar, para a Décima Conferência Internacional de Diálogo Inter-religioso. No mesmo ano, concluiu seus estudos em gestão de sinagogas no Rabbinical Management Institute de Los Angeles. Casado com a antropóloga Juliana Portenoy Schlesinger e pai da Tamar e da Naomi.
Rabino da Congregação Israelita Paulista desde janeiro de 2008, Ruben Sternschein é bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde completou os estudos de doutorado em Filosofia Judaica e está prestes a entregar sua tese final. Foi ordenado rabino no Hebrew Union College, onde também obteve seu mestrado em Ciências Judaicas. Dirigiu a “Mikra-Net”, uma rede inter-universitária de estudos judaicos da qual também foi docente. Dissertou em mais de dez universidades, dirigiu o programa de formação de liderança educativa juvenil, foi bolsista premiado de prestigiosas fundações acadêmicas e educativas e se graduou também no programa de direção e liderança superior do Mandel Institute. Fundou e dirigiu a comunidade judaica liberal de Barcelona, exerceu o rabinato em Jerusalém e foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que elaborou o documento: Uma Ética Universal.
Avi Bursztein nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e desenvolveu uma bela carreira como chazan, tendo se apresentado nas mais importantes sinagogas de toda a América Latina, Israel e Europa. Na CIP é chazan desde 1990. Já cantou sob a regência dos maestros Nestor Stofblat, Marcelo Ghelfi, Ilso Muner, maestrina Sima Halpern e Carlos Slivskin. Participou de vários concertos e festivais aos lado de artistas de renome internacional, como os cantores litúrgicos Moshe Stern, Avshalom Zfira, Sol Zim, Dudu Fisher e Leibe Schwartz z”l, entre outros.
Publicitário e ator de formação, Alexandre Edelstein é, além de chazan da CIP desde 1994, coordenador da área musical da Congregação. Atua também como professor de Bar-mitsvá junto à Escola Lafer. Em 2001 foi aluno do Tel Aviv Cantorial Institute – escola dirigida pelo chazan Naftali Herstik – e, em 2004, voltou à Israel para aperfeiçoar seus conhecimentos em chazanut. No teatro, é fundador e ator do “Grupo Tela Viva”, grupo de humor judaico, e professor de teatro, desenvolvendo um trabalho de arte-educação com crianças e pré-adolescentes.
 

 

Facebook IconYouTube IconTwitter Icon