Uma congregação de judeus religiosos

Em nossa formação judaica de origens liberais, e atualmente pautada por valores conservadores e reformistas, nós nos afirmamos uma congregação de judeus religiosos.

Os rabinos da CIP não realizam casamentos mistos, ecumênicos ou inter-religiosos.

A CIP recebe bem e com toda a seriedade todo aquele que, sinceramente, deseja se tornar parte do povo judeu por meio de um processo de conversão. O processo exige entrevista com nossos rabinos, um longo processo de estudos e práticas e o cumprimento de todos os princípios ditados pelas leis judaicas.

O estudo da Torá em seu sentido mais amplo, compreendendo a constituição de nosso povo, os exemplos dos profetas e os ensinamentos dos nossos sábios de todos os tempos, com suas diversas possibilidades de interpretação e compreensão, faz parte central da vida na CIP.

A nossa constituição como um só povo, herdada dos nossos patriarcas e matriarcas — seja como filhos biológicos, por herança familiar, seja como filhos espirituais, como judeus por opção, através da conversão; a busca constante de atitude

s éticas, herança dos nossos profetas; e a sabedoria transmitida por nossos sábios, faz com que encontremos soluções legítimas para a manutenção ou releitura de rituais tradicionais, conferindo-lhes sentido espiritual, ético, social e individual

.