Judaísmo Liberal e Judaísmo Liberal

Por muitos anos os valores e práticas que pautaram o dia a dia da CIP foram identificados como sendo de um judaísmo liberal. A extensão em que este termo pode ser aplicado dá abertura a diversas interpretações.

Em um sentido mais estrito, judaísmo liberal é o nome dado ao movimento judaico reformista na Alemanha, na primeira metade do século 19. O movimento liberal desenvolvido na Europa, porém, distanciou-se das práticas anti-tradicionais do judaísmo reformista clássico americano. É deste movimento que provavelmente a CIP herdou suas práticas e valores religiosos iniciais, e junto com eles, a denominação de comunidade judaica liberal.

Hoje em dia muitas sinagogas na Europa, como na Inglaterra e na Holanda, identificam-se como liberais. Estas comunidades têm fortes laços com as congregações reformistas e progressistas nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Segundo o site das comunidades judaicas liberais do Reino Unido, www.liberaljudaism.org, “O judaísmo liberal reverencia a tradição judaica e busca preservar tudo o que é bom do judaísmo do passado, mas vive no presente. Deseja que o judaísmo seja uma força ativa pelo bem nas vidas dos indivíduos, famílias e comunidades judaicas de hoje, e dar a sua contribuição para a melhoria da sociedade humana. O judaísmo liberal confronta os desafios dos nossos tempos, acolhendo com alegria todos os avanços do conhecimento humano, e respondendo de maneira construtiva às mudanças nas circunstâncias. Não teme se envolver em diálogo com outros movimentos do judaísmo, com outras religiões ou com o secularismo. O judaísmo liberal é o judaísmo do passado em processo de se tornar o judaísmo do futuro.”

Em sentido mais amplo, o conceito de judaísmo Liberal é adotado por alguns para representar todos movimentos religiosos judaicos não identificadas com os setores ortodoxos do judaísmo.

A CIP honra a sua origem liberal e ao mesmo tempo busca estreitar laços com as demais comunidades que se alinham sob a idéia de um judaísmo Liberal, não-ortodoxo.

Facebook IconYouTube IconTwitter Icon