Quem Somos

A Congregação Israelita Paulista (CIP) em 2014 completa 78 anos de atuação não só na comunidade judaica de São Paulo, como também em todo o Brasil.

Em suas bases, tem como missão contínua tornar cada vez mais presente as tradições do judaísmo, cultivando os princípios judaico-liberais na vida cotidiana de cada um de seus congregados.

Seu papel também é o de transmitir os valores éticos do judaísmo, divulgar seus ensinamentos e conceitos morais e fortalecer em cada indivíduo a importância da religião e o respeito às crenças alheias, semeando a tolerância como virtude primordial para a paz verdadeira entre os povos.

Fundada por imigrantes judeus alemães em outubro de 1936, a CIP teve papel de muita importância ao acolher e oferecer aos refugiados da II Guerra Mundial que chegavam ao Brasil, por vezes desacreditados da religião e de si próprios, um vínculo forte e consistente com sua espiritualidade e com suas raízes judaicas. A entidade também funcionava como facilitadora e motivadora na integração à nova pátria.

Atualmente a CIP possui cerca de dois mil associados e oferece a eles, além dos serviços religiosos e de atividades relacionadas às comemorações judaicas, cursos preparatórios para bar e bat-mitsvá; aprofundamento judaico para adultos; aulas de dança israelense; atividades para a juventude através dos movimentos juvenis Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia de Férias; projetos de reforço da identidade judaica para crianças e adolescentes; atividades para a terceira idade; e capacitação e encaminhamento profissional gratuito.

Na área social, a Congregação atende, através do Lar das Crianças, 250 crianças e jovens carentes dos três anos até o seu encaminhamento profissional. No Lar, recebem alimentação, assistência médica, psicológica e pedagógica. A entidade também proporciona diversas oficinas educativas e profissionalizantes, espaço para lazer, prática de esportes, biblioteca, laboratório de informática, além de atividades sociais e culturais. O Lar das Crianças já recebeu o prêmio Bem Eficiente, outorgado pela Kanitz & Associados, por quatro vezes, o que o colocou como uma das 50 melhores entidades da década no Brasil.

Clique nos links abaixo para conhecer mais sobre a CIP.

    

    

Facebook IconYouTube IconTwitter Icon