Caros amigos e sócios da CIP,
 
Vivemos em um mundo cada dia mais polarizado. Não importa para onde olhamos, encontramos ideologias que se contrapõem e carecem da capacidade de assimilar e construir caminhos conjuntos. Este fenômeno está presente na política, na religião, permeando nossa sociedade como um todo e, consequentemente, nossas vidas cotidianas.
 
Se pudesse eleger uma única causa para nossa comunidade, elegeria a possibilidade de ela representar um ponto de apoio para, juntos e comunitariamente, construirmos a alavanca necessária para enfrentarmos a polarização em que vivemos. Uma comunidade verdadeiramente judaica não pode e não deve estar indiferente aos males que esta sociedade partida representa.
 
A incapacidade de uma sociedade respeitar a alteridade do próximo leva a perdas irreparáveis, sob o risco, inclusive, de nos colocarmos, novamente, a reboque da história em um lugar que temos o compromisso de nunca mais estar.
 
Ao enfrentarmos de forma coletiva estes desafios, fortaleceremos os alicerces de uma verdadeira comunidade judaica que não se deixa levar por esta nova realidade e sim propõem, exerce e, através de seu exemplo pessoal, lidera a sociedade para um lugar melhor.
 
Nosso sucesso comunitário está intrinsecamente ligado a compreendermos, mais e melhor, o nosso entorno e aplicarmos, da melhor forma possível, nosso Ethos Judaico no enfrentamento destas questões.
 
Neste sentido, não devemos nos isolar e nem tampouco nos ausentar do dialogo com a sociedade maior. Nossa força vem dos relevantes propósitos históricos da CIP de se colocar sempre em sintonia com os melhores valores e na vanguarda de uma sociedade em permanente transformação.
 
Quero assegurar que a CIP continue a ser o lugar para nosso desenvolvimento intelectual e espiritual e também, onde atuamos e agimos de forma solidária e empática, entre nós sócios, e por consequência com a sociedade em que vivemos. Desta forma, é prioridade absoluta desta gestão o reforço do sentido de acolhimento em nossa CIP, uma CIP que proporciona aos nossos membros um sentimento de pertinência e uma possibilidade de uma vivencia judaica plena. Temos um papel estratégico para a comunidade judaica de São Paulo, onde dos 60 mil judeus apenas 20 mil, se fazem presentes no Yom Kippur.
 
Nossa vocação histórica de entender, acolher e educar, todos aqueles que, por uma razão ou outra, não tiveram a oportunidade de se aproximar e conhecer a riqueza da cultura judaica, deve ir ao encontro destes 40 mil judeus desconectados de suas raízes culturais e religiosas.
 
Neste Yom Kippur, agradeço de coração, a cada membro desta comunidade, pelo seu compromisso pessoal, e convido a todos a investir, ainda mais, e de forma generosa, no fortalecimento e continuidade de nossa CIP.
 
Frequentem nossos Shabatot, participem de nossas atividades, nos encaminhem os seus filhos, e realizem aqui na CIP todos os importantes marcos do ciclo de suas vidas e de seus familiares. Invistam e considerem deixar um legado familiar, para nosso, tão bem administrado, Endownment, assegurando assim a perpetuação da nossa CIP.
 
A dedicação de todos vocês: nossos chanichim, madrichim, educadores, sócios, voluntários, colaboradores e doadores, é a garantia que haverá um lugar onde:
 
• o estudo será estimulado,
• o pensamento sem dogmas será fortalecido,
• a essência prevalecerá a forma,
• o respeito ao outro será valorizado e, finalmente,
• através do acolhimento e do sentimento de pertinência manteremos a nossa CIP sempre relevante.
 
Quero também estender meus votos para que Israel continue a fortalecer suas características mais democráticas, pluralistas e criativas, tão fundamentais para seu fantástico desenvolvimento. A saúde de sua democracia é o melhor antidoto contra aqueles que maldosamente pregam a sua deslegitimação.
 
Caros amigos, gostaria de desejar a todos um Shaná Tová e um Gmar Chatimá Tová e que sejamos, nos anos vindouros, ainda mais orgulhosos de pertencer a esta comunidade de pessoas tão especiais que dedicaram e dedicam esforços na construção de uma sociedade melhor para todos.
 
Hoje e sempre seu lugar é na CIP!
 
Marcos Lederman
Presidente Congregação Israelita Paulista