Eleição Conselho Deliberativo 2017-2021 | Candidatos

ABRAHÃO ISRAEL DEJTIAR

“Fui chanich, madrich e Rosh Hanagá da Colônia da CIP Fritz Pinkuss, além de membro do Conselho Deliberativo como representante da Juventude. Atualmente sou membro da Diretoria Financeira.”

ADRIANA PASMANIK EISENCRAFT

“Formada em Medicina pela Santa Casa, sou mestre em Pediatria pela USP e pós-graduada em Gestão de Saúde pelo Insper. Frequento a CIP desde criança, participando como chanichá e madrichá da Avanhandava e da Colônia. Fui responsável pela restruturação do Shabat Ieladim, quando assumi sua coordenação. Atualmente, trabalho no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.”

ANDRÉ ROEMER 

“Sou associado da CIP desde 1970 e participei da Avanhandava. Já fui diretor do Ensino (2011-2012) e faço parte do Conselho desde 2008. Participo do Grupo de e Estudos da Parashá desde a formação do grupo, em 2004. Sou engenheiro civil e tenho 57 anos.”

ANGELINA MARIZ DE OLIVEIRA

“Advogada, sou graduada pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Tributário pela USP/IBDT-IBET e mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Coordeno o Grupo de Estudos da Parashá da CIP e integro a Comissão de Pais da Avanhandava. Atuo como baalat keriá (leitora da Torá) voluntária da Congregação e sou voluntária também da Unibes. Fui diretora jurídica da Escola B. I. C. N. Bialik.”

ARIEL KÖVESI

“Tenho 22 anos e estou no último ano de Direito na PUC-SP. Participei como madrich da Colônia da CIP Fritz Pinkuss durante 5 anos, sendo Rosh Hanagá durante 1 ano. Atualmente participa do projeto Trocas Urbanas da CIP (de voluntariado da Juventude com foco em refugiados) e tem muito interesse em permanecer com membro atuante da Congregação e da comunidade.”

BENY ENGELBERG

“Durante toda a vida fiz parte do movimento juvenil Colônia da CIP Fritz Pinkuss:  aos 12 anos como chanich e há quatro anos como madrich de todas as idades. No decorrer deste período pude, durante um ano e meio, atuei como parte da Hanagá (liderança) da Colônia, ocupando dois cargos: durante seis meses como guizbar (reponsavél pela parte financeira) e durante um ano como mazkir (quem coordena/lidera a Hanagá).”

CARLOS MAX M. BARUCH

“Sou associado da CIP desde meus 6 anos de idade, quando comecei a participar da Avanhandava. Também frequentei a Chazit e meu casamento foi celebrado na CIP. Sou o atual diretor administrativo e diretor do Campo de Estudos Fritz Pinkuss. Fiz Engenharia Eletrônica e trabalhei na  Siemens por 37 anos. Hoje tenho uma empresa de consultoria em telecom.”

 CHARLES S. ROTHSCHILD

“Sou casado com Claudia, pai de Tatiana, Marina e Felipe e avô de Beni e Laura. Empresário, administrador de empresas atuo há mais de 40 anos no terceiro setor. Minha primeira tarefa foi justamente na Comissão de Finanças da CIP durante a gestão de Alfred Eber Goldberg. Na CIP atuei também como 2o tesoureiro nas gestões de Carlos Katzenstein e Augustus Herzberg. Atuei ainda como vice-presidente na gestão de Mário Arthur Adler. Durante 8 anos atuei como vice-presidente do Conselho Executivo do Instituto Ronald McDonald e durante 4 anos atuei como membro da Mesa Diretora do Hospital Albert Einstein. Atualmente sou membro do Conselho Fiscal do referido hospital.”

 DAVID LEO EISENCRAFT

“Sou engenheiro eletrônico formado pela USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Associado da CIP desde 1970, estudei no Ensino, participei da Chazit e fui madrich da Colônia. Membro da Comissão de Culto desde 2000, atuei como chazan da CIP nos serviços das Grandes Festas, em Cabalat Shabat no Lar da Crianças, no Shacharít Shabat Neshamá e junto à Chevra Kadisha da CIP. Atualmente sou diretor da empresa Tamid Tecnologia e chazan no Centro Israelita de Pernambuco, no Residencial Einstein e na Chevra Kadisha de São Paulo.”

EDUARDO JACOBSBERG

“Tive toda a minha formação judaica na CIP, onde fiz Bar-mitsvá, fiz meus melhores amigos e me casei. Hoje em dia, meus filhos, que fizeram Bar e Bat na CIP, frequentam as aulas da Escola Lafer e a Colônia da CIP, em Campos. Gostaria de poder ajudar um pouco a nossa querida Congregação a continuar crescendo e progredindo.”

 

EDUARDO MUSZKAT

“Casado e com 3 filhas que são frequentadoras de todas as atividades educativas e da Juventude na CIP. Sou membro do C/A da CIP e colaborador da diretoria de Ensino desde 2010. Sou Engenheiro de Produção com MBA e empresário nos setores de Entretenimento e Incorporação. Desejo permanecer no CA, e continuar trabalhando pela ampliação da relevância de nossa CIP para Comunidade Judaica, sempre em estreita relação com a sociedade brasileira como um todo.”

FLAVIO LEVI MOREIRA

“Atualmente sou vice-presidente Administrativo da CIP. Tive o privilégio de servir nas diretorias Financeira e de Juventude, além de participar do Conselho Administrativo ao longo dos últimos 15 anos. Sou formado em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Economia, ambas pela FGV-SP, e trabalho como empreendedor em Telecomunicações e Tecnologia. Acredito que a Congregação deve cada vez mais tornar-se presente na vida dos associados. Devemos focar em atividades para jovens e manter viva a missão da CIP – ser uma comunidade para todos, perpetuando as tradições judaicas de forma moderna e vibrante.”

FLAVIO SILBERBERG

“Tenho histórico longo, de mais de 30 anos, com a CIP.  Fui frequentador do Ensino, onde me preparei para o meu Bar-Mitsvá, da Colonia da CIP, como chanich e madrich, e me casei na sinagoga da Congregação. Membro do Conselho Deliberativo durante a gestão do Sergio Kulikovsky.”

FRANCO LOEB CHAZAN

“Sou médico e ”filho da CIP”. Membro da Chevra Kadisha da Congregação e do Conselho Deliberativo.”

  GREICE NAOMI YAMAGUCHI

“Sou formada em Administração de Empresas na FGV com 4 anos de pós-graduação em Estratégia Empresarial na HEC, na França. Voluntária da Chevra Kadisha da CIP, da Comissão de Culto, do Shirat Miriam. Fui aluna de várias iniciativas da Congregação em cursos e grupos de debates. Trabalho como interculturalista, fazendo workshops e palestras para brasileiros e estrangeiros sobre culturas nacionais, processos e estratégia de adaptação em culturas estrangeiras.”

GUILHERME PASMANIK EISENCRAFT

“Comecei a atuar na comunidade judaica como madrich da Colônia da CIP, tendo ocupado cargos de liderança da tnuá. Fiz Shnat Hachshará (um ano de capacitação em Israel) e, quando voltei, tornei-me madrich do Manhigut, curso de formação de madrichim da CIP. Estou no último ano do curso de Engenharia da USP, estagio na Escola Móbile e acabo de me formar no Shidrug, curso oferecido pela CIP para capacitar futuros líderes da comunidade judaica.”

  ILAN DAVIDSON GOTLIEB

“Nasci em São Paulo em 19/03/1964, sou casado com Katia C. Gotlieb e pai de Luiza Gotlieb e Nina Gotlieb. Sou Engenheiro civil. Minha família é associada da CIP há mas de 35 anos. Fiz meu Bar-mitsvá na CIP. Frequentei a Colônia, onde fui madrich. Minha esposa converteu-se na Congregação e as cerimônia de Simchát Bat das minhas filhas foram realizados na CIP. Minha filha mais velha fez Bat-mitsvá na CIP, sendo uma das primeiras a realizar a leitura da Torá em sua cerimônia. Minha filha caçula fará seu Bat em outubro deste ano e, como a irmã, também fará a leitura da Torá.”

  IVAN KRAISER

“Sou formado em Administração de Empresas pela PUC e atuo no mercado financeiro fazendo gestão de recursos via fundos de investimentos. Sou neto de fundador e frequento a Congregação desde a minha infância. Atuei na Colônia da CIP na minha juventude como chanich e madrich e fui conselheiro nas duas últimas gestões. Atualmente sou sócio gestor da Azimut Wealth Management e também atuo no movimento Vem pra Rua. Precisamos manter a chama do judaísmo liberal acesa, e a CIP deve continuar com sua missão de representatividade desta linha.”

  JOSÉ STAROSTA

“57 anos, casado com Tania e pai de Raissa, Rebeca e Uri. Sou Engenheiro Eletricista e sócio diretor da Ação Engenharia e Instalações. Frequento a CIP desde os 11 anos de idade, no então curso de preparação para Bar-mitsvá. Casei em 1982 e meus filhos fizeram Bat e Bar também na CIP. Frequentamos os serviços de Cabalat Shabat e chaguim na CIP. Somos entusiastas da pluralidade e do judaísmo liberal e tenho forte formação sionista. Viajo para Israel com frequência por conta de representação técnica – comercial de empresa israelense no Brasil.”

JOSEPH ALAIN MINERBO

“Casado, 4 filhos, administrador por formação (FGV), empreendedor por vocação, e voluntário há mais de 35 anos, seja  no Conselho ou no Culto (fui diretor de Ensino). Fui co-fundador do Grupo de Estudos da Parashá (às segundas-feiras, há 13 anos). Acredito que o estudo é o caminho para preservar a riquíssima herança judaica. Obcecado por fazer da CIP “a Casa do Saber”  judaica. O conteúdo que a CIP é capaz de transmitir a todos, jovens e adultos é a garantia da perenidade de nossa congregação.”

JULIANA HELLER VAJDA KRAISER

“Sou formada em Economia pela NYU e atuo como voluntária em diversas entidades judaicas e não judaicas como Hadassah International, Colégio Renascenca, Casas Taiguara, Vem Pra Rua e CIP.”

LAURA FELDMAN

“Frequentei a Chazit e fiz Bat-mitsvá na CIP. Apesar de ter crescido na comunidade judaica de Santo André, criei fortes vínculos e vontade de perpetuar essa comunidade desde meu casamento com um cipiano – Paulo Eugenio Schonenberg e toda a sua família. Atuo como diretora voluntária no Departamento de Comunicação e Marketing há 5 anos e participo ativamente da maioria dos eventos, objetivando sempre oferecer judaísmo e acolhimento à comunidade.”

LEANDRO LOPES FARRE

“Sou membro da Comissão de Culto, tenho 43 anos e empresário de 3ª geração familiar. Sionista, aviador, participante de equipe de kart NASCAR, membro da diretoria da Assic. Comando de Reservistas de Aeronáutica, sendo elo de serviço SAR-SALVA AERO – DECEA, de São Paulo.”

LUCIANA MAUTNER

“Sou Engenheira e associada da CIP há 15 anos. Atuo como diretora do Lar das Crianças há 5 anos.”

LUCIO ROBERTO DI DOMENICO

“Membro da Diretoria, atuo como Diretor Musical e músico na CIP desde 2011. Cursei Música na ECA e sou formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi. Tenho MBA Executivo pela FGV.

MARCOS LEDERMAN

“Minha ligação com a CIP se deu através do Lar das Crianças, onde atuo como voluntário pelos últimos 15 anos. Nos últimos 5, fui convidado a assumir a vice-presidencia de Ação Social, onde tive a oportunidade de atuar nas questões de empregabilidade e longevidade de nossa sociedade. Minhas intenções ao me candidatar para um assento no Conselho da CIP são: a) preservar e expandir as ações da instituição ligadas ao ativismo social; b) fortalecer as linhas de pensamento judaico mais contemporâneas; c) assegurar que a sociedade seja atraente para as gerações futuras, sem perder de perspectiva o rápido envelhecimento de nossa comunidade e as ações que devam ser tomadas para lidar com esta questão; d) encontrar um novo balanço entre um voluntariado ativo e um corpo profissional eficiente e autônomo; e) zelar pela saúde financeira e perenidade da sociedade.”

MARIO BOHM

“Sou o atual diretor de Culto e também Conselheiro, já fui vice-presidente. Iniciei minha atividade na CIP aos 12 anos na Chazit Hanoar como chanich e madrich. Passei a presidente da Comissão do Campo de Estudos Fritz Pinkuss, membro da então Assembleia Geral, e diretor nas 3 últimas gestões. Sou membro do World Union for Progressive Judaism (WUPJ) e tenho a plena convicção de que o futuro da CIP está em ser igualitária, inclusiva e participativa sem desconsiderar as tradições desta casa.”

MARIO FLECK

“Fui presidente da FISESP (2012-2015) e vice-presidente da mesma instituição de 2008 a 2011. Sou vice-presidente da Câmara de Comercio Brasil-Israel desde 2009; e fui presidente do Colégio Max Nordau, no Rio de Janeiro (1996-2000). Atual chair do Instituto BILLA do American Jewish Committee (AJC) para America Latina; Executive Board Member do Instituto Weizmann de pesquisas cientificas de Israel; e CEO da Rio Bravo Investimentos desde 2009. Fui presidente da Accenture do Brasil de 2000 a 2014. Sou conselheiro do Hospital Albert Einstein e de empresas brasileiras de capital aberto e de capital fechado.”

MAURO CHENKER

“A CIP sempre fez parte da minha vida. Foi onde fiz Bar-mitsvá. Frequentei a Chazit por muitos anos como chanich e madrich, e me casei. Meus filhos continuam essa trajetória: os dois fizeram Bar-mitsvá na CIP e frequentam a Colônia. Acho muito importante cuidarmos da Congregação para garantir o seu futuro.”

MURIEL WALDMAN PRISZKULNIK

“Regente e diretora artística da Orquestra de Cordas Laetare e do Coral Vox Jubili, participo voluntariamente com sua orquestra das festividade de final de ano do Clube das Vovós Lotte Pinkuss, da Ação Social da CIP. Também sou voluntária das atividades culturais do Círculo Macabi. Tenho graduação em Física e sou mestre em Música pela USP. Sou entusiasta pela CIP como entidade educativa, pela assistência social, pela juventude e pela integração dos novos adeptos do judaismo a comunidade.”

  PAULO EUGENIO SCHONENBER

“Frequento a CIP desde pequeno. Participei da Avanhandava e da Colônia, fiz o meu Bar-mitsvá e me casei na CIP, cuja sinagoga frequento nos shabatotchaguim e Grandes Festas. Nos últimos dois anos, através da minha empresa, criei um projeto social com envolvimento dos funcionários e o Lar das Crianças da CIP. Sou casado com uma voluntária da CIP, Laura Feldman, e tenho duas filhas. Quero que essa seja também a sua casa religiosa na comunidade.”

PAULO SERGIO GOES

“Advogado, tenho 68 anos e sou casado com Victoria Evelin Kohen Goldzweig. Sou membro da Comissão de Culto. Trabalho há 40 anos no mercado financeiro, tendo sido Diretor Executivo dos Bancos Chase, Citibank e HSBC, no Brasil, EUA e Europa. Atualmente sou sócio do escritório Armani, Sapienza & Goes Advogados Associados.”

ROBERTO W. SCHUR

“Formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Mauá, tenho pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. Sou atualmente diretor da empresa Schur, que atua no segmento de equipamentos para indústria de Alimentos. Casado com Alexandra, pai de tres filhos (Ariela, Daphne e Beny), sou associado da CIP há 51 anos.”

RUTH BEATRIZ BOHM

“Representante do Women Reform of Judaism para a America Latina, sou coordenadora do grupo Shirat Miriam e voluntária no receptivo do Cafe veUgá. Fui chanichá e madrichá da Chazit.”

SERGIO RUBENS LOEB

“Nasci em Santos e sou casado com Katalin Loeb. Temos 2 filhos, Pedro e Paulo Loeb, e 4 netos. Sou engenheiro metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá e fui, até 2006, presidente da Semp Toshiba SA. Atualmente sou presidente do Conselho de Administração da mesma empresa. Tenho interesse em literatura, música, teatro e esportes.”

 

SERGIO SERBER

“Sou formado em Engenharia Têxtil pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, tendo atuado no setor têxtil por diversos anos. Bacharel em Direito pela FMU. Colaborei com o deputado Walter Feldman, atendendo as mais diversas reivindicações da comunidade judaica durante seus 40 anos de vida pública como vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e deputado federal. Atualmente estou como presidente do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, que tem como objetivo a integração e interação das diversas comunidades descendentes de estrangeiros. Tive a oportunidade de homenagear diversos líderes da comunidade judaica no evento anual que o CONSCRE promove na Assembléia Legislativa. Recentemente, junto com outros membros do CONSCRE, estivemos em Roma numa audiência com o Papa Francisco – ocasião na qual entregamos ao Pontífice uma placa de homenagem com a frase “Diálogo Pela Paz”. Espero poder contribuir com a CIP, onde sou frequentador há muito tempo.”

THOMAS BRULL

“Associado da CIP desde criança, frequentei o Ensino, celebrei meu Bar-mitsvá, casamento e o Bat das minhas 2 filhas, além de ter já sido voluntário no depto. de Ensino. Após um período mais distante, desejo aprofundar minha convivência com a comunidade e trazer a experiência que acumulei ao longo dos anos como membro de diversos conselhos de administração de empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Sou graduado pela GV, mestre pela USP e tenho MBA pela Indiana University. Sou professor na Business School São Paulo e na Fundação Dom Cabral. Quero contribuir com minha experiência e participação para a gestão e boa governança da CIP.”