Na quarta-feira (29) o bate-papo do ciclo de encontros “Diálogos”, conduzido por Dan Stulbach, aconteceu em uma sala de cinema lotada. O evento foi realizado no Cinemark do Shopping Pátio Higienópolis, e 240 sócios e frequentadores da CIP vieram prestigiar a conversa entre Stulbach e o psicanalista Christian Dunker, com mediação do rabino Ruben Sternschein.

Abordando o tema “A arte do diálogo: desconstruindo certezas”, os participantes teceram reflexões sobre a importância de saber dialogar com o próximo, principalmente no contexto social e cultural que vivemos atualmente. 

Ao longo da conversa, abordamos a forma com que as mudanças nos meios de comunicação na última década mudou também a maneira com que estabelecemos nossas relações e diálogos — e como, talvez, nos acostumarmos com trocas de mensagens de texto e simplificações por meio de emojis pode estar empobrecendo nossa capacidade de dialogar.

Outro impacto que esses “tempos de rede social” trouxe, segundo Dunker, foi encorajar as pessoas a serem cada vez mais cheias de certezas por trás de uma tela. Como perdemos o olho-no-olho nas interações virtuais, acabamos nos sentindo mais “livres” para falarmos coisas que não falaríamos pessoalmente, e é importante desconstruir essas certezas para alcançarmos diálogos mais saudáveis.

O público pode fazer perguntas e neste momento, os espectadores acrescentaram seus insights acerca do tema. Entre as falas da plateia, destacam-se perguntas sobre como estimular o diálogo entre pais e filhos considerando as diferenças geracionais e como equilibrar a empatia pelo próximo e o respeito pela nossa própria individualidade ao dialogar.

Por fim, sorteamos 5 livros escritos por Christian Dunker, cedidos para o evento pela Livraria da Vila!

Este encontro foi realizado pela CIP com a Academia Judaica, e contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de CSN, Itaú-Unibanco, Banco Safra, GR Segurança, Rosset e Teleperformance. A gravação da conversa estará disponível em breve.