Projeto Vida-Chai

 

 


Tarde cultural e de lazer iniciada em 1996, é uma atividade bienal destinada à moradores de entidades asilares e que conta com apresentações musicais de artistas populares. Na época, foi lançado o Programa Futuridade,  uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, com o objetivo de enfrentar os desafios de se envelhecer na cidade de São Paulo.

Assim, em parceria com a Secretaria, O Clube das Vovós Lotte Pinkuss organiza esta tarde onde, além do show, são distribuídos lanches aos cerca de 600 convidados indicados pelo SEADS. Sair das entidades, passear, interagir:  socialização a idosos que tem poucas, e muitas vezes, nenhuma oportunidade de inserção social.

 

 

 


 Sensibilizadas com os resultados das fortes chuvas que castigaram Campos do Jordão em 1996, as voluntárias do Clube das Vovós Lotte Pinkus iniciaram uma campanha de arrecadação de artigos de necessidades pessoais para  idosos residentes nos asilos do município. Em parceria com a  Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Campos do Jordão, esta prática se manteve nos anos seguintes e se aprimorou: atualmente são 250 residentes de asilos beneficiados pelas arrecadações.

Os  idosos participam de atividades esportivas , brincadeiras , almoçam e ouvem as histórias contadas pelas voluntárias da ‘Trupe Vovós da Alegria’.  Isso tudo acontece todo mês de maio no Campo de Estudos Fritz Pinkns da CIP e é motivo de especial  satisfação a todos envolvidos.

 

 

 


Por meio da parceria estabelecida com a  Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Campos do Jordão com a CIP, o Clube das Vovós Lotte Pinkus desde 2009 também realiza arrecadação e entrega  de brinquedos para  crianças de escolas e creches do município. No mês de novembro são realizadas atividades recreativas e um evento que conta com a participação da comunidade, de autoridades do município e representantes da CIP.

O Projeto Vida Chai para Crianças inaugurou em 2006 a Brinquedoteca Ieladim, na Escola Integral da Sagrada Família Núcleo III, que atende uma média de 300 crianças da região. Em 2011 foi inaugurado o Parquinho Infantil Vida-Chai na Creche Julio da Silva, região de alta vulnerabilidade social. O Parque foi integralmente doado por apoiadores do Projeto. Criar possibilidades de atuação comunitária, empreender-se em ações sociais: essas são grandes satisfações do Clube das Vovós.

 

Para  informações, entre em contato através do email ssocial@cip.org.br ou do telefone 2808-6210.