Movimento de Danças Folclóricas Israelenses

O movimento de danças folclóricas israelenses da CIP tem finalidade educativa, comunitária e cultural. Fundado em 2005, completa oito anos de atividades em 2013 com cinco grupos de dança e cerca de 150 dançarinos entre 10 e 30 anos idade que ensaios semanais.

O objetivo do movimento de danças da CIP é oferecer aos jovens judeus uma oportunidade de, por meio de grupos de dança israelense de bom nível técnico e estético, integrar-se à comunidade judaica, à comunidade CIP e a seu judaísmo, além de socializar-se com outros jovens e manter um vínculo com sua cultura e identidade familiar, com as festas judaicas e com Israel.

Através do trabalho educativo com os grupos de dança e cursos os coreógrafos/educadores e outros líderes comunitários buscam ensinar valores e conteúdos judaicos, universais e de grupo aos participantes.

Apesar de realizado com dançarinos amadores, o trabalho coreográfico é de alto nível, pois valoriza as culturas e a sensibilidade, a criatividade, e o desenvolvimento dos potenciais técnicos individuais. No desenrolar do processo de ensino leva-se em conta o caráter congregativo e social do grupo e principalmente a individualidade e bem estar de cada integrante. Acreditamos que a qualidade artística é uma ferramenta primordial para atingir esses objetivos. Os grupos mantêm um corpo de dançarinos ativos e de grande qualidade, que reúne jovens em torno de um trabalho cultural que permanece e frutifica na comunidade.

Os grupos de dança da CIP já se apresentaram-se em diversos eventos dentro e fora da comunidade judaica, sendo os de maior destaque o Desfile das Escolas de Samba de 2011 compondo uma ala coreografada da Escola de Samba Pérola Negra com o enredo de “Abrahão, o patriarca da fé” no sambódromo do Anhembi. Além disso, apresentaram-se na Assembléia Legislativa, em projetos sociais do Criança Esperança, “Festival Carmel” de dança israelense e em festivais de dança israelense no Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

 

Facebook IconYouTube IconTwitter Icon