Shaat Sipur

O projeto tem como objetivo a formação de uma identidade judaica cultural, em crianças de 4 a 6 anos, num marco de educação não-formal. Através do foco na brincadeira, na leitura de histórias e contos israelenses judaicos contemporâneos e na atividade artística, transmitir cultura, educação e valores judaicos.

O uso intensivo de metodologias lúdicas é utilizado para desenvolver, nas crianças, a capacidade de integração entre amigos através de interesses comuns e de expressão livre e natural. As atividades incluem na linguagem das crianças palavras e expressões em hebraico ou relacionadas ao judaísmo de forma geral, de modo a incorporá-las ao seu dia-a-dia.

A atividade é dividida em três momentos:

Pinot Chavaiá – Cantos de Vivência

Tem como idéia fundamental a organização do espaço físico em diversos sub-espaços (‘pinot’ ou ‘cantos’), cada um focando uma determinada atividade lúdica relacionada a um tema específico de caráter judaico, de forma a permitir à criança muitas interações e conseqüentemente novas aprendizagens.


Shaat Sipur – Hora do Conto

Tem como idéia fundamental a leitura de histórias, contos, poesias, além de manifestações artísticas como o teatro, teatro de fantoches, música, dança, de forma a transmitir às crianças conteúdos fundamentalmente relacionados à literatura judaica contemporânea, isto é, histórias judaicas repletas de valores ligados à nossa cultura, envolvendo situações típicas do judaísmo moderno, dilemas e desafios.

Bitui Ietzirati – Expressão Criativa

A última parte do dia de atividade consiste na participação ativa das crianças, estimulando com que elas criem, se expressem, reproduzam – das mais variadas formas – o conteúdo que foi absorvido na parte anterior (Shaat Sipur).

 

Os encontros do Shaat Sipur acontecem aos sábados, das 14h30 às 17h.

Para mais informações, entre em contato através do email shaat-sipur@cip.org.br.