Na última sexta-feira (18), profissionais dos departamentos de Comunicação, da Juventude e do MOV 20:35 da CIP fizeram uma visita guiada ao Museu Judaico de São Paulo. 

A visita teve como objetivo capacitar os profissionais que trabalham na congregação — judeus e não judeus — sobre a narrativa e a cultura judaica em um espaço que visa cultivar as diversas expressões, histórias, memórias, tradições e valores do judaísmo. Trazer esse conhecimento para as equipes faz com que todas as ações, eventos e projetos sejam construídos com base nos valores judaicos e na trajetória da comunidade. 

O grupo conheceu as duas exposições do maior acervo judaico do país. A primeira foi “A vida judaica”, que apresenta costumes e rituais pelos quais o judaísmo, como fenômeno cultural e religioso, se manifesta nas diferentes etapas da vida. A segunda exposição, chamada “Judeus no Brasil: histórias trançadas”, se aprofunda sobre a presença judaica no país a partir dos diversos fluxos migratórios ao longo de 500 anos, além de apontar as inúmeras interseções entre a história brasileira, mundial e judaica. 

Como parte importante da história judaica no Brasil, a CIP se faz presente no Museu Judaico. Na exposição “Judeus no Brasil: histórias trançadas”, há uma Torá emprestada pela Comunidade CIP ao museu. Há, também, um espaço reservado para a memória e história do rabino Fritz Pinkuss z’l, o idealizador e primeiro rabino da CIP.

Construído nas instalações do Templo Beth-El, o Museu Judaico de São Paulo funciona de terça a domingo, das 10h às 19h, com contribuição sugerida de R$20,00. Saiba mais! 

Para acompanhar de perto os próximos passos dos departamentos siga no Instagram: @juventudecip, @mov.2035 e @cipsp.