Nesta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, às 19h15, recebemos o jornalista Milton Blay para uma palestra sobre A Ascensão da extrema direita na Europa. Milton abordou temas importantes como eleições europeias, imigração, refugiados, globalização, questões climática, guerras e sistema democrático. “Ainda não é tarde, eles (extremistas/separatistas) não ganharam, mas estão progredindo e se aproximando do poder, e depois, o que vai acontecer eu não sei e na verdade ninguém sabe”, desabafa sobre um possível abalo na democracia.
A participação dos espectadores foi de suma importância. Quando questionado sobre o que se passa com os judeus na Europa atualmente, Milton diz “Há um aumento no número de Aliás para Israel e na França, porque os muçulmanos radicais conseguiram criar um clima de insegurança para uma parte da comunidade judaica. Até pouco tempo atrás, na cidade de Sarcelles, existia uma comunidade judaica e uma muçulmana e eles viviam de maneira tranquila, em geral, mas os muçulmanos radicais instalaram uma onda de provocação e violência, então os judeus franceses começaram a sair da periferia das grandes cidades, onde os muçulmanos estão instalados, para ir para as cidades, ou para Israel.”
Milton Blay também comentou sobre o seu livro, de nome Direto de Paris: coq au vin com feijoada e a origem de seu nome e sobre o interesse pelos temas conversados “O livro é sobre um pouco de como a gente (eu e minha mulher) se sente aqui. nós que vivemos muito tempo lá fora. Nós somos feijoada, pois nascemos e passamos a juventude aqui no Brasil, e ao mesmo tempo nós somos coq au vin cada vez mais, e essa mistura faz com que haja uma riqueza muito grande e que a gente busque entender as duas realidades, tanto a brasileira quanto a europeia. Então, são temas que conversamos com amigos, numa mesa, num bar e também são temas que me interessam de muito perto.”
Com a vasta bagagem profissional e pessoal do jornalista, a palestra foi bastante aproveitada pelos participantes tanto presentes no local, como via online, no Facebook e pelo mediador Rabino Michel Schlesinger. Muitas informações foram esclarecidas e pontos de vista expostos.
Agradecemos imensamente a presença e companhia de todos, ao Jornalista Michel Blay, aos integrantes da CIP que possibilitaram esse grande encontro e ao Rabino Michel Schlesinger.